segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Navios anti-aéreos


Vou começar a minha colaboração neste blogue com uma série de artigos caracterizando os mais recentes projectos de navios anti-aéreos (AAW), quer já em serviço, quer em construção ou ainda só em projecto. Infelizmente, a inexistência de projectos concretos da Marinha da Federação da Rússia faz com que nenhum navio seja analisado, até porque os em serviço, os cruzadores de batalha da classe Kirov e os destroyers do tipo 956 e 956A da classe Sovremennyy já são projectos antigos. Vou começar com aquele que será sem dúvidas o mais poderoso navio AAW da actualidade, o destroyer do tipo KDX-III da Coreia do Sul.


Classe : Destroyers do tipo KDX-III, da classe Ahn Yong-Bok

País : Coreia do Sul

Estaleiro : Hyundai Heavy Industries

3 em construção com opção para mais 3.


D : 7.650 t, 10.250 tcp

Dim : 165,9 x 21 x 14

EE : Sistema de combate Aegis combinado com radar AN/SPY-1D.

A : 1/127 mm/54 Mk-45 - CIWS : 1/30 mm Goalkeeper - SAM : 1/VLS Mk 41 (80 células, 80 mísseis SM-2 Block IVA/B - 1/sist. RAM - SSM : 16/SSM-700 K Hae Sung (Sea Star) (IV x 4) - LACM (Land-Attack Cruise Missiles) : 32/VLS Cheon Ryeong - ASW : 16/VLS K-ASROC Hong Sahng-uh (Red Shark) - 32 torpedos K745 Cheong Sahng-uh (Blue Shark) - 2/helicópteros Lynx Mk 99.

M : COGAG : 4 TG GE LM 2500 - 2 hélices - 100.000 cv (75 MW) - 30 nós.

Observações : Preço por unidade : US$ 923 milhões. Serão os primeiros navios a integrarem o sistema RAM no Aegis. Às 80 células do VLS Mk 41 juntam-se 48 células de um VLS de origem coreana, num total de 128 células, distribuidas pela vante, entre a 127 e a superstrutura e à ré entre os dois hangares para os helicópteros. Navios que pelo seu deslocamento e armamento deveriam serem classificados como cruzadores. O SSM-700K Hae Sung (Sea Star) tem características semelhantes ao Harpoon e o míssil de cruzeiro de longo alcance Cheon Ryeong (Sky Dragon) tem características semelhantes ao Tomahawk.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Dutch Frigates for the Portuguese Navy

An historic day for the Portuguese Navy, November 1st, 2006...


The culmination of a 3-year long process...




Portugal bought 2 M-type Dutch Frigates


VAN NES (F833) - to be delivered December 2008


VAN GALEN (F834) - to be delivered November 2009




In May 2006, Portugal's National Defense Minister, Luís Amado, showed interest in buying two Karel Doorman class frigates to replace the two remaining frigates of the João Belo class in service with the Portuguese Navy — instead of buying two frigates of the Oliver Hazard Perry class, offered by the United States. A committee of the Portuguese government arrived at the Netherlands to evaluate the condition of two frigates to be bought.


In the end of May 2006, the Portuguese Government Official News Bulletin published the order for the creation of an Official Portuguese Navy's "technical team" to supervise the transfer of two M-Class Frigates to Portugal.


On November 1st 2006, the Portuguese Defense Minister Nuno Severiano Teixeira signed a contract for the purchase of the frigates Van Nes and Van Galen. Van Nes will be transfered to Portugal on December 1, 2008 and Van Galen on November 1, 2009



This represents the culmination of a long process with the objective of replacing the remaining 2 FF frigates of the João Belo class from the 1960s, that started back in 2003, when the government at that date negociated with the USA the “granting” of 2 Oliver Hazard Perry frigates.

The original plan would be for Portugal to have 2 AAW escorts for the so-long-waited LPD , hence the original idea of the Perrys(although at the time the Navy was considering the Dutch AAW Jacob Van Hermeskerk twins, sold meanwhile to Chile)

Lack of funds at that time did not allow for the purchase of the L-type (Dutch AAW Jacob Van Hermeskerk). In May 2006 , after the Dutch Navy put on sale 2 more Karel Doorman frigates, Portugal grabbed the chance for both, in a successful move that will improve the Navy’s capacities much more than the OHP-choice would have done: Because the LPD construction is being delayed (talks are now that perhaps it will be finished in 2014...), there was no more "urgent" need for AAW escorts and would mean that when the LPD joined the fleet, the 2 Perrys would be more than 30 years old...


O Blogue Naval

Este é um blogue destinado a expôr textos e pensamentos sobre marinhas de guerra em Portugal ou no mundo, doutrinas de uso, plataformas navais, planeamento e construção, projectos novos, ou história naval.






NRP Corte Real
Trata-se de um projecto novo mas com colaboradores que nos parecem ser gente capaz e com conhecimentos para fazer disto um blogue interessante para quem goste deste tema.
Contamos com todos.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

VAMOS ZARPAR?

AMIGOS, COMPANHEIROS E CAMARADAS!!!!

Declaro que por agora, o navio está em condições de navegar.

Quem quer ir para a Ponte de Comando, e pilotar o navio de saída do porto?